Esta página não está mais sendo atualizada - Visite o novo site: www.concursos.brunosilva.adv.br

Links Patrocinados:




capa do livro DIREITO ADMINISTRATIVO PARA CONCURSOS
DIREITO ADMINISTRATIVO PARA CONCURSOS
clique aqui para acessar o livro






QUAL O JEITO CERTO DE ESTUDAR? COMO PASSAR NO CONCURSO PÚBLICO E OBTER O CARGO QUE DESEJO.

(ESTE É O TEXTO QUE TEM FEITO MUITO SUCESSO EM VERSÃO AMPLIADA - É LONGO, MAS VALE A PENA LER, ATÉ PORQUE VC. VAI RIR DAS PIADAS...)


1.ANTES DE ESTAR INSCRITO NO CONCURSO.

1.1.Identifique, inicialmente, qual o tipo de concurso você vai querer prestar: concurso exclusivo para as carreiras jurídicas (juiz, promotor, procurador federal, advogado da União, procurador do Estado etc) ou concursos que não são privativos de portadores de diploma de bacharel em direito (fiscal, auditor, analista do TCU etc). Observe que os programas de um e de outro grupo variam consideravelmente, razão pela qual você deve decidir previamente se vai investir em matérias não-jurídicas. Por exemplo, se você quer ser juiz, não estude matemática ou contabilidade (deixe para depois de passar no concurso).

1.2.Feita a escolha acima, será preciso afunilar um pouco mais. Isso não significa que você vai escolher um único concurso para prestar, ainda que seu sonho dourado seja ser, por exemplo, Promotor de Justiça em Santa Catarina. Pode ser (por qualquer razão) que você, por mais que tente, não venha a passar na prova escrita ou oral e aí vai se frustar. Mas é preciso concentar em um grupo específico de matérias. Por exemplo, se você quer ser Procurador da República, não deve se concentrar nas matérias de direito privado, mas sim nas de direito público. Se você quer ser Juiz de Direito, deverá estudar direito civil de forma aprofundada, mas não deverá estudar direito previdenciário. Se você quer ser Juiz Federal ou procurador federal, deverá estudar direito previdenciário etc.

1.3.Duas matérias são necessárias para qualquer concurso: DIREITO CONSTITUCIONAL e DIREITO ADMINISTRATIVO. Se você está em dúvidas sobre qual concurso prestará, comece estudando por elas! (veja o ROTEIRO DE ESTUDO que está no www.brunosilva.adv.br/concursos.htm).

1.3.1.Estude português (ainda que vc. pense que saiba e que não precisa).

1.4.Escolha um concurso que você acha que REALMENTE tem chance. Se você não acreditar que tem reais de chances de estudar e passar na prova, pare por aqui: vá fazer outra coisa. É fundamental estar ABSOLUTAMENTE convencido de que você tem chances de estudar e passar. Se você for um sujeito inteligente, mas não estudar, certamente não irá passar; se você for medianamente burro e estudar arduamente, vai passar (não é demagogia: converse com algumas pessoas que já passaram e veja por si só). Agora, se você é burro demais, aí também não tem jeito (mas se você está lendo este texto, é porque tem um grau de esperteza suficiente: portanto, vá em frente!).

1.5.Identificado qual o concurso você quer (ex. Juiz Federal), estude primeiro o programa dos concursos anteriores. Veja quais são as matérias e pontos constantes dos programas dos concursos anteriores. Há alguma matéria que você simplesmente é péssimo? Muito bem, uma possível estratégia é começar estudando por essa matéria: aí vc. aprende e passa a confiar mais na sua capacidade de aprendizado. Você não precisa ser expert em todas as matérias, mas é preciso saber ao menos o básico em todas elas.

1.5.1.Além disso, a idéia é que vc. acerte ao menos as questões FÁCEIS nas matérias em que é pior. Todo concurso tem questões FÁCEIS, MÉDIAS e DIFÍCEIS. Para acertar questões FÁCEIS é preciso uma quantidade pequena de estudo (esforço). Já para acertar questões DIFÍCEIS, a quantidade de esforço é proporcionalmente muita maior. E é assim não porque as questões são, em si, mais difíceis, mas sobretudo porque quanto mais se aprofunda em uma matéria ou em um ponto da matéria, mais conteúdo há para ser estudado.

1.5.2.Portanto, a probabilidade de se cair algo básico e fácil de aprender em cada matéria é muito grande; já aquele ponto difícil, continua...








Esta página faz parte do site Espaço Jurídico, www.brunosilva.adv.br

Índice do livro DIREITO DE EMPRESA

Índice do livro EXECUÇÃO FISCAL

história do direito comercial (em espanhol)